Edição Logos Meses TemÁticos

Mês da Consciência Negra – CEU Caminho do Mar

- Mês da Consciência Negra nos CEUs 2023

CEU Caminho do Mar – Professora Dulce Salles Cunha Braga

Esse evento pertence a: “Mês da Consciência Negra nos CEUs”.
Clique aqui para conferir o restante da programação

Av Eng Armando de Arruda Pereira, 5241 - Vila do Encontro - CEP: 04325001

Durante o mês de novembro, os CEUs apresentarão uma programação rica e diversificada para os territórios. As atividades abrangerão diversas áreas do conhecimento, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os participantes.

A Lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas grades curriculares da educação brasileira. Ela também inclui o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no calendário.

🔸 Ela tem o propósito de contribuir para a conscientização da sociedade brasileira sobre a persistência do racismo e sobre a necessidade de valorização de perspectivas e conteúdos que foram invisibilizados pela presença do eurocentrismo na educação brasileira.

🔸 Lei 11.645/08 e Lei Municipal 16.478/16: além da história e cultura africana e afro-brasileira, é importante destacar a importância do trabalho com a temática indígena, valorização da interculturalidade e garantia de direitos das populações migrantes.

🔸 Neste ano, chegou às Unidades Educacionais da Rede Municipal, o documento Educação Antirracista – Orientações Pedagógicas: Povos Afro-Brasileiros, que tem por objetivo subsidiar a formação continuada de profissionais da Rede para implementação da Lei.

Programação do CEU Caminho do Mar:

ProgramaÇÃo Ceu Caminho Do Mar

Esse evento pertence a: “Mês da Consciência Negra nos CEUs”.
Clique aqui para conferir o restante da programação

Av Eng Armando de Arruda Pereira, 5241 - Vila do Encontro - CEP: 04325001