• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
13 Mai a 16 Set 2023
15h às 18h

Faixa etária - Juvenil (14 a 17 anos)

Faixa etária - Adulto (a partir de 18 anos)

Faixa etária - Terceira Idade

Público alvo - Estudantes

Público alvo - Comunidade

CEU José Bonifácio – Francisco José do Nascimento (Dragão do Mar)
Rua Professora Lucila Cerqueira, 194 - Jardim São Pedro - CEP: 08420690
Teatro
Inscrições na secretaria do CEU ou através do formulário Google no link:

Descritivo do evento:

A Cine-Oficina “Para Além de Hollywood” é um ciclo de oficinas teórico-prático de iniciação ao cinema de curta metragem cujo objetivo principal é que os participantes desenvolvam curta metragem até o final do curso. Portanto um curso prioritariamente dinâmico e prático. Oportunidade para ampliar o olhar estético-crítico de forma aplicada. Ela consiste em 10 encontros quinzenais aos sábados a partir de maio das 15h as 18h.

Oportunidade em que vamos trabalhar coletivamente os seguintes conteúdos

  • Apresentação das linguagens cinematográficas;
    (documentário, ficção, etc … exemplos de filmes fora do circuito comercial);
  • Iniciação ao pensamento estético-crítico no audiovisual
  • Iniciação à criação de curtas com a utilização de recursos acessíveis no dia a dia; (ao final do curso apresentaremos o curta realizado)
  • Aprimoramento do olhar audiovisual e aplicação prática na criação
  • Iniciação à Fotografia (planos, perspectivas no processo narrativo)
  • Camadas simbólicas (imagem, luz, cor, movimento silêncio – som)
  • Iniciação à criação de roteiros com o objetivo para a realização de um curta *processo criativo na construção de narrativas audiovisuais | criação de histórias;
  • Experimentação como princípio criativo na elaboração de um curta: para além da linguagem cinematográfica convencional.

OFICINEIROS

Allan Brasil
Bacharel em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi e mestrando em Comunicação também pela Universidade Anhembi Morumbi. É trabalhador do audiovisual, ilustrador e cineasta, tendo realizado diversos curtas-metragens e vídeo clipes, entre eles: “Um Discurso Latino” (2017), “Parem o Fluxo de Guéis” (2019), “O Futuro” (2020) e “Pois, em Disputa” (2021). Também participou, como co-diretor, da série documental “40m²” (2020), em parceria com a Globoplay. Teve participação, com o filme “Pois, em disputa”, na mostra “Carta aos modernistas”, realizada entre os dias 01/05 e 29/05 de 2022, no Centro Cultural São Paulo. Como ilustrador, publicou, de forma online e independente, o livro “Diários de uma Campanha na Bolívia” (2021), em parceria com o Coletivo Cultural Vianinha, e já trabalhou na ilustração de diversas capas de disco, entre eles o álbum “Women, Leather and Hell”(2016), da banda paulistana Sweet Danger. Atualmente pesquisa o cinema latino americano, com foco no período entre 1950 e 1970.

Elis Alonso
É formada em Design pela UNESP-Bauru (2003), relizou formações complementares em fotografia, palhaçaria, contação de histórias, artes cênicas, teatro físico e teatro de improviso. Palhaça, contadora de história, poetisa, desenhista, fotógrafa, designer gráfico e educadora informal. Vem organizando e aplicando, desde 2003, metodologias que integram arte e transdisciplinaridade com jogos teatrais, oficinas voltadas para não artistas em diferentes contextos. Desenvolve, através de práticas de jogos de teatro de improviso, contação de histórias e teatro do oprimido, metodologias criativas para a democratização do fazer artístico.

Wesley Castellano
Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (2018) e Mestre em Letras, também pela Universidade de São Paulo (2022). É pesquisador de cinema desde 2019, quando iniciou dissertação de mestrado sobre o cineasta britânico Ken Loach. Faz parte do grupo de estudos “Brecht e o Cinema” e participou, como aluno, de diversas oficinas e cursos teóricos sobre a produção audiovisual (como, por exemplo, o programa Cinematographos, da Casa Guilherme de Almeida)

Para Alem De Hollywood
13 Mai a 16 Set 2023
15h às 18h

Faixa etária - Juvenil (14 a 17 anos)

Faixa etária - Adulto (a partir de 18 anos)

Faixa etária - Terceira Idade

Público alvo - Estudantes

Público alvo - Comunidade

CEU José Bonifácio – Francisco José do Nascimento (Dragão do Mar)
Rua Professora Lucila Cerqueira, 194 - Jardim São Pedro - CEP: 08420690
Teatro
Inscrições na secretaria do CEU ou através do formulário Google no link: