• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
Whatsapp Image 2023 05 18 At 09.37.39

Exposição

Exposição Grandes Personalidades Negras

CEU São Rafael

18 Mai a 30 Dez 2023
8h às 20h

Faixa etária - Livre

Público alvo - Comunidade

Público alvo - Estudantes

CEU São Rafael
Rua Cinira Polonio, 100 - Promorar Rio Claro - CEP: 08395320
Biblioteca
Não há necessidade de inscrição

Descritivo do evento:

A exposição dedicada a grandes personalidades negras é uma forma importante de honrar e destacar as contribuições significativas que essas pessoas fizeram para a História, Cultura e Sociedade em geral. Podemos mencionar algumas personalidades negras que consta nesta exposição:

1. Machado de Assis: considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira, Machado de Assis foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Suas obras-primas, como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, são reconhecidas internacionalmente.

2. Abdias do Nascimento: Ativista político, artista e intelectual, Abdias do Nascimento foi uma das principais vozes do movimento negro brasileiro. Ele fundou o Teatro Experimental do Negro e foi um defensor incansável dos direitos civis e da igualdade racial.

3. Milton Santos: Geógrafo e professor universitário, Milton Santos foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Vautrin Lud, considerado o “Nobel da Geografia”. Ele contribuiu com estudos sobre a geografia urbana, o espaço social e a desigualdade.

4. Carolina Maria de Jesus: Escritora, Carolina Maria de Jesus teve seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” publicado em 1960 e se tornou um sucesso internacional. Sua obra trouxe à tona as condições de vida precárias enfrentadas por muitos brasileiros negros nas favelas.

5. Lélia Gonzalez: Socióloga, ativista feminista e antirracista, Lélia Gonzalez foi uma das principais vozes do feminismo negro no Brasil. Ela lutou pela valorização da cultura afro-brasileira e pela inclusão das mulheres negras nas discussões sobre igualdade e justiça social.

Essas são apenas algumas das muitas personalidades negras notáveis cujas vidas e realizações poderiam ser destacadas em exposições. É importante reconhecer e valorizar a diversidade de vozes e contribuições que essas personalidades trouxeram para o mundo.

18 Mai a 30 Dez 2023
8h às 20h

Faixa etária - Livre

Público alvo - Comunidade

Público alvo - Estudantes

CEU São Rafael
Rua Cinira Polonio, 100 - Promorar Rio Claro - CEP: 08395320
Biblioteca
Não há necessidade de inscrição