Oficina ginástica para o cérebro
- PROF° VIRGÍNIA LEONE BICUDO
| Segunda / Terça e Quinta/ Sábado | |
| 9h às 11h / 15h às 17h / 10h às 12h | |
Faixa etária - Terceira Idade |
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Público alvo - Comunidade Público alvo - Misto |
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| CEU Vila Alpina – Profª Virgínia Leone Bicudo
Rua João Pedro Lecor, 141 - Vila Prudente - CEP: 03227000 |
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| Biblioteca | |
Inscrições!Venham agora mesmo realizar a sua matrícula para oficina de GINÁSTICA PARA O CÉREBRO, venha até a secretaria munidos dos seguintes documento: Documento com foto, comprovante de residência, e caso tenham alguma contraindicação é obrigatório o atestado médico. A Ginástica para o Cérebro ajuda a promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas como memória, concentração, foco, atenção, raciocínio lógico, e habilidades socioemocionais como autoconfiança, autonomia, autoestima e relações interpessoais.
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Descritivo do evento:
Ginástica para o cérebro funciona? Veja como estimular a saúde cognitiva
Já ouviu falar sobre ginástica para o cérebro? O termo “neurofitness” em tradução para o português “neuróbica” teve origem nos Estados Unidos pelo pesquisador americano chamado Larry Katz.
Com fundamentos das neurociências, Kartz defende o seguinte: quanto mais ativo manter o cérebro, melhor reforça as suas conexões e por consequência, fortalece a memória e os processos cognitivos.
A partir dessa premissa, empresas brasileiras comercializam jogos para “turbinar o seu cérebro” e garantem que esses benefícios são consolidados pela ciência.
O público interessado por esse tipo de exercício varia, desde crianças, adolescentes, adultos e principalmente, idosos.
Convido você para discutirmos sobre a cognição, memória e o que de fato é saudável para o cérebro e apresenta validação científica.
Cognição é assunto sério!
O intuito não é dizer que você não deve jogar e desenvolver tais habilidades também importantes – inclusive fazem parte de momentos de lazer – mas explicar que a cognição não está restrita a esses exercícios e pode não apresentar os resultados efetivos na prática, na sua vida cotidiana fora dos contextos em que é realizada essas atividades. Afinal, o objetivo é sempre a qualidade de vida.
Atividades validadas pela ciência e que beneficiam a cognição e memória em cada fase da vida
Crianças
Brincadeiras ao ar livre: brincar é a maneira mais eficiente de desenvolver competências sociais, como: empatia, organização, comunicação, habilidades motoras e planejamento.
Aprender a tocar um instrumento: estudos evidenciam que o aprendizado instrumental reforça conexões no cérebro relacionadas a memória, organização e controle das emoções. É importante a espontaneidade e de fato a criança ter o desejo de aprender o instrumento para que a atividade seja benéfica e não uma pressão dos pais.
Esportes: esportes no geral são excelentes atividades para a saúde do cérebro e também estimula competências comportamentais na criança, como a liderança, proatividade, planejamento, habilidade para trabalhar em equipe, disciplina e concentração.
Jogos: os jogos de memória, planejamento, banco imobiliário, xadrez e muitos outros, além de divertidos, ajudam na capacidade de planejamento, treino da memória, raciocínio lógico e são ainda mais saudáveis se praticados em grupo.
Grupo de leitura: é essencial o estímulo à leitura, principalmente a interpretação de textos com linguagens distintas. Tais estímulos auxiliam a criança numa percepção mais ampla das situações, aguça o pensamento crítico e na formação de uma mentalidade ajustável aos diferentes pontos de vista;
Adultos
Meditação: estudos científicos de ressonância magnética funcional observam mudanças estruturais no cérebro, como na região da ínsula, responsável pela “auto-análise” em indivíduos praticantes assíduos de meditação. A atividade promove a percepção dos fatores corporais internos e auxilia no equilíbrio das interpretações externas.
Atividade física: o sedentarismo é inimigo da memória e saúde cognitiva. A atividade física, como a caminhada ou corrida, por exemplo, estimulam a circulação sanguínea e contribuem para oxigenação do cérebro. Processo essencial para o estímulo cognitivo e concentração.
Dormir bem: não é nenhuma novidade que o sono é essencial para a saúde, principalmente ao se tratar da memória. Enquanto dormimos o cérebro está em intensa atividade, atua na organização das diferentes memórias e faz o trabalho de “higiene” mental. Quem possui insônia pode ter a memória bastante comprometida. É essencial investigar a causa.
Idosos
Atividades sociais: estar com os amigos e inserido em atividades sociais, embora seja uma atividade simples, é considerada entre as melhores para a saúde cognitiva do idoso;
Artesanato: os exercícios lúdicos, como também a culinária são excelentes treinos cognitivos para o idoso. Durante essas tarefas é necessário o planejamento motor, executivo e ainda a memória na escolha dos ingredientes e acessórios;
Caminhadas: a oxigenação do cérebro é muito importante para o idoso na prevenção contra doenças neurodegenerativas. Outro exercício indicado para os idosos é o pilates, nesse caso auxiliando-os no bem estar e melhora na motricidade;
Leitura e arte: a participação em peças teatrais e a leitura são excelentes ferramentas para a saúde cognitiva e memória. O teatro, por exemplo, atua tanto nas expressões, no contato social, como também estimula a orientação corporal no espaço.
| Segunda / Terça e Quinta/ Sábado/ Segunda/ Terça e Quinta/ Sábado | |
| 9h às 11h / 15h às 17h / 10h às 12h | |
Faixa etária - Terceira Idade |
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Público alvo - Comunidade Público alvo - Misto |
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| CEU Vila Alpina – Profª Virgínia Leone Bicudo
Rua João Pedro Lecor, 141 - Vila Prudente - CEP: 03227000 |
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Inscrições!Venham agora mesmo realizar a sua matrícula para oficina de GINÁSTICA PARA O CÉREBRO, venha até a secretaria munidos dos seguintes documento: Documento com foto, comprovante de residência, e caso tenham alguma contraindicação é obrigatório o atestado médico. A Ginástica para o Cérebro ajuda a promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas como memória, concentração, foco, atenção, raciocínio lógico, e habilidades socioemocionais como autoconfiança, autonomia, autoestima e relações interpessoais.
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